Colocação de DIU: Como funciona?

Sumário

O DIU é um dispositivo pequeno – em formato de T – que é inserido no útero, de forma simples, sem necessidade de cirurgia. Atualmente, sua procura vem crescendo por parte de mulheres que buscam um método contraceptivo seguro e uma alternativa às pílulas anticoncepcionais.

Existem dois tipos de DIU – o hormonal e o de cobre (ambos são colocados basicamente da mesma maneira). O que os diferencia é a forma como vão agir no organismo. O DIU de cobre causa mudanças no endométrio e no muco cervical, impedindo que os espermatozoides cheguem até o óvulo. Já o hormonal, controla o desenvolvimento do endométrio e promove o espessamento do muco no canal cervical, dificultando a passagem do espermatozoide e a fertilização. Ambos são eficazes e podem durar alguns anos no organismo.

Como funciona a colocação do DIU?

A colocação do DIU é feita no consultório médico e dura em média cinco minutos. Alguns médicos prescrevem um medicamento para ajudar a abrir e/ou anestesiar o colo do útero antes da inserção.

Normalmente, a enfermeira ou o médico introduzem um espéculo na vagina e, em seguida, usam um aplicador especial para colocar o DIU pela abertura do colo do útero, na cavidade uterina.

Vale lembrar que o DIU pode ser colocado em qualquer fase do ciclo menstrual ou logo após o parto ou um aborto.

Após a colocação do DIU, um fio de cerca de 2,5 a 5 centímetros de comprimento sairá do colo do útero e entrará no topo da vagina, facilitando a remoção posteriormente (feita por um enfermeiro ou médico).

Agendamento CMVP